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domingo, 31 de maio de 2015

VOCÊ SABE O QUE É AULA FORA OU ESTUDO DO MEIO?

ESTUDO DO MEIO

O Estudo do meio ou aula fora é uma prática de ensino muito interessante, uma vez que pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento, destacando-se como atividade socializante, proporcionando um contato maior com a realidade do contesto vivido, tanto pelo aluno como pelo docente, facilitando, assim, o processo ensino-aprendizagem. Mas não é a simples saída da sala de aula para um outro ambiente, isto é, uma simples excursão. É uma atividade que se inicia na sala de aula, tendo, geralmente, seu ápice em uma excursão, quando os alunos têm a possibilidade de averiguar, analisar, questionar, interpretar os fatos vividos naqueles ambientes.
Para desenvolver essa prática, é necessário que exista um planejamento bem criterioso que pode ser dividido em:
Planejamento – A atividade de ser discutida e organizada previamente pelo professor com os alunos, de forma que todos os procedimentos sejam esclarecidos.
Execução – É quando ocorrem as visitas e entrevistas programadas, pesquisando, observando, perguntando e coletando dados para o estudo.
Desenvolvimento e apresentação de resultados – Nesse momento, os alunos organizam, sistematizam e interpretam os dados coletados, propondo conclusões que devem ser analisadas e discutidas em grupo e com o professor.

Avaliação – Deve ser feita conjuntamente entre os alunos e o professor, para averiguar se os objetivos da atividade foram atingidos, quais habilidades e competências foram desenvolvidas, enfim a participação e atitude de todo o grupo durante o desenvolvimento da atividade.

Abaixo segue alguns exemplos de aula fora:

Aula de ecologia: Alunos visitam Parque Ecológico de Maracajá

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio Futurão vivenciaram momentos de muita interação e contato com a natureza. Uma verdadeira aula de ecologia na prática. Assim pode ser descrita a visita dos estudantes ao maior parque ecológico da região. Eles visitaram o Parque Ecológico de Maracajá, onde desfrutaram de momentos agradáveis, realizaram trilhas ecológicas e conheceram as mais diferentes espécies de animais que lá estão. A meninada aprendeu, brincou e se divertiu muito no passeio. Confira as fotos desse inesquecível passeio.



Aulas Fora de Sala de Aula Colégio Marista Surubim

Com o apoio da equipe de informática (Erick e Daniel), a utilização da tecnologia como instrumento de ensino tem se disseminado em quase todas as aulas. Essa metodologia tem o objetivo de fazer um review dos diferentes conteúdos trabalhados em sala e ao mesmo tempo possibilita aos alunos novos conhecimentos através de uma dinâmica divertida e interativa.


Aulas Diferentes Conquistam Alunos

Melhorar o mundo a partir da sala de aula. Essa é a proposta de muitas escolas que tentam inovar e tornar as aulas mais atrativas para os alunos. No livro Em busca do sucesso escolar, a professora Ester Luisa Dias atribui o abandono escolar ao estilo de ensino inadequado, associado aos problemas familiares. Atrair um aluno e facilitar o aprendizado tem reflexos positivos na redução de índices de violência e de dependência de drogas.

Associar visualmente o conteúdo é a proposta da Escola Livre Porto Cuiabá, cujo foco é no aluno e em seu potencial. A escola utiliza a pedagogia Waldorf, desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner, que tem como meta proporcionar aos alunos um despertar harmonioso de todas as suas capacidades.

Matemática fora da sala de aula:

A primeira tarefa das crianças é construir uma tabela para anotar os pontos de cada time, deixando que as crianças esbocem na lousa qual a melhor forma. O professor deve intervir se necessário, para que a tabela sirva para os propósitos do jogo, o que resultará em uma tabela de dupla entrada. É preciso eleger uma criança para anotar os pontos durante as partidas.

Cada ponto pode valer apenas 1 se o objetivo for contemplar tabelas de dupla entrada, cálculo mental com 1 algarismo ou situações-problemas do campo aditivo .

Se o professor quiser contemplar cálculo mental de 10 em 10, pode-se determinar que cada ponto vale 10, e assim por diante.

Após um número determinado de partidas o objetivo é que as crianças possam somar os pontos de seu time utilizando e socializando suas estratégias.

O professor precisa elaborar questionamentos de acordo com seus objetivos de aprendizagem, podem ser a respeito de: leitura de informações em uma tabela, comparação de números e valores, sequência numérica, estratégias de cálculo mental, etc.


Fonte: Jogos e Brincadeiras de A a Z. QUEIROZ, Tânia Dias, MARTINS João Luis – 1 ed. São Paulo: Rideel, 2002.

Referências bibliográficas:
Disponível em: <http://auxiliandooprofessor.blogspot.com.br/p/aula-fora.html>. Acesso em: 30 de maio de 2015.
Disponível em: <http://marista.edu.br/surubim/2009/05/19/aulas-fora-da-sala-de-aula/>. Acesso em: 30 de maio de 2015.

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