ESTUDO DO
MEIO
O Estudo do meio ou aula fora é
uma prática de ensino muito interessante, uma vez que pode ser aplicado em
qualquer área do conhecimento, destacando-se como atividade socializante,
proporcionando um contato maior com a realidade do contesto vivido, tanto pelo
aluno como pelo docente, facilitando, assim, o processo ensino-aprendizagem.
Mas não é a simples saída da sala de aula para um outro ambiente, isto é, uma
simples excursão. É uma atividade que se inicia na sala de aula, tendo,
geralmente, seu ápice em uma excursão, quando os alunos têm a possibilidade de
averiguar, analisar, questionar, interpretar os fatos vividos naqueles
ambientes.
Para desenvolver essa prática, é
necessário que exista um planejamento bem criterioso que pode ser dividido em:
Planejamento – A
atividade de ser discutida e organizada previamente pelo professor com os
alunos, de forma que todos os procedimentos sejam esclarecidos.
Execução – É
quando ocorrem as visitas e entrevistas programadas, pesquisando, observando,
perguntando e coletando dados para o estudo.
Desenvolvimento e apresentação de resultados – Nesse momento, os alunos
organizam, sistematizam e interpretam os dados coletados, propondo conclusões
que devem ser analisadas e discutidas em grupo e com o professor.
Avaliação – Deve
ser feita conjuntamente entre os alunos e o professor, para averiguar se os
objetivos da atividade foram atingidos, quais habilidades e competências foram
desenvolvidas, enfim a participação e atitude de todo o grupo durante o
desenvolvimento da atividade.
Abaixo segue alguns exemplos de aula fora:
Aula de ecologia: Alunos visitam
Parque Ecológico de Maracajá
Os alunos da Educação Infantil e
Ensino Fundamental I do Colégio Futurão vivenciaram momentos de muita interação
e contato com a natureza. Uma verdadeira aula de ecologia na prática. Assim
pode ser descrita a visita dos estudantes ao maior parque ecológico da região.
Eles visitaram o Parque Ecológico de Maracajá, onde desfrutaram de momentos
agradáveis, realizaram trilhas ecológicas e conheceram as mais diferentes
espécies de animais que lá estão. A meninada aprendeu, brincou e se divertiu
muito no passeio. Confira as fotos desse inesquecível passeio.
Aulas Fora de Sala de Aula
Colégio Marista Surubim
Com o apoio da equipe de
informática (Erick e Daniel), a utilização da tecnologia como instrumento de
ensino tem se disseminado em quase todas as aulas. Essa metodologia tem o
objetivo de fazer um review dos diferentes conteúdos trabalhados em sala e ao
mesmo tempo possibilita aos alunos novos conhecimentos através de uma dinâmica
divertida e interativa.
Aulas
Diferentes Conquistam Alunos
Melhorar o mundo a partir da sala
de aula. Essa é a proposta de muitas escolas que tentam inovar e tornar as
aulas mais atrativas para os alunos. No livro Em busca do sucesso escolar, a
professora Ester Luisa Dias atribui o abandono escolar ao estilo de ensino
inadequado, associado aos problemas familiares. Atrair um aluno e facilitar o
aprendizado tem reflexos positivos na redução de índices de violência e de
dependência de drogas.
Associar visualmente o conteúdo é
a proposta da Escola Livre Porto Cuiabá, cujo foco é no aluno e em seu
potencial. A escola utiliza a pedagogia Waldorf, desenvolvida pelo austríaco
Rudolf Steiner, que tem como meta proporcionar aos alunos um despertar
harmonioso de todas as suas capacidades.
Matemática fora da sala de aula:
A primeira tarefa das crianças é
construir uma tabela para anotar os pontos de cada time, deixando que as
crianças esbocem na lousa qual a melhor forma. O professor deve intervir se
necessário, para que a tabela sirva para os propósitos do jogo, o que resultará
em uma tabela de dupla entrada. É preciso eleger uma criança para anotar os
pontos durante as partidas.
Cada ponto pode valer apenas 1 se
o objetivo for contemplar tabelas de dupla entrada, cálculo mental com 1
algarismo ou situações-problemas do campo aditivo .
Se o professor quiser contemplar
cálculo mental de 10 em 10, pode-se determinar que cada ponto vale 10, e assim
por diante.
Após um número determinado de
partidas o objetivo é que as crianças possam somar os pontos de seu time
utilizando e socializando suas estratégias.
O professor precisa elaborar
questionamentos de acordo com seus objetivos de aprendizagem, podem ser a
respeito de: leitura de informações em uma tabela, comparação de números e
valores, sequência numérica, estratégias de cálculo mental, etc.
Fonte: Jogos e Brincadeiras de A a Z.
QUEIROZ, Tânia Dias, MARTINS João Luis – 1 ed. São Paulo: Rideel, 2002.
Referências
bibliográficas:
Disponível em: <http://auxiliandooprofessor.blogspot.com.br/p/aula-fora.html>.
Acesso em: 30 de maio de 2015.
Disponível em: <http://centraldoeducador.blogspot.com.br/2011/11/aulas-diferentes-conquistam-alunos.html>.
Acesso em: 30 de maio de 2015.
Disponível em: <http://marista.edu.br/surubim/2009/05/19/aulas-fora-da-sala-de-aula/>.
Acesso em: 30 de maio de 2015.
Disponível em: <http://www.futurao.com.br/evento/aula-de-ecologia-alunos-visitam-parque-ecologico-de-maracaja>.
Acesso em: 30 de maio de 2015.
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