“Como
eu vou saber da terra,
se
eu nunca me sujar?
Como
eu vou saber das gentes,
sem
aprender a gostar?
Quero
ver com meus olhos,
quero
a vida até o fundo,
Quero
ter barro nos pés,
eu
quero aprender o mundo!”
Pedro
Bandeira
1 BANDEIRA, Pedro. Vai já pra dentro menino! In:
BANDEIRA, Pedro. Mais respeito, eu sou criança. São Paulo: Moderna, 2002. pp.
14-15.
Projeto:
Conhecendo
as pessoas e a si próprio
Objetivos:
·
Perceber-se
a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações
estabelecidas.
·
Sentir-se
valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
·
Enxergar-se
a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
·
Incentivar
a socialização das crianças.
Público alvo:
Educação
Infantil
Materiais:
·
Papéis
impressos;
·
Caderno;
·
Lápis de
cor;
·
Fotos das
crianças sozinhas e com a família;
·
Revistas;
·
Cola;
·
Tesoura;
·
Caixa de
sapatos;
·
Papel
colorido para encapar as caixas.
Introdução:
A criança
constrói sua identidade se relacionando com o meio social em que vive. A escola
de Educação Infantil é um mundo totalmente diferente do que a criança vive em
casa com a família, é um ambiente que lhe proporciona novas interações.
É na
escola que a criança convive com a diversidade, e é nesse momento que o
professor faz a mediação mostrando as particularidades e diferenças de cada um.
Quantidade de aulas:
Aproximadamente
5 aulas.
Desenvolvimento:
1. A professora pede que os alunos façam
uma roda e distribui as caixas com suas respectivas fotos dentro para que as
crianças abram e vejam sua imagem.
2. Misturar as fotos das crianças e depois
a professora pega uma a uma e peça para que os alunos identifiquem seus colegas
e suas características pessoais (se usa óculos, a cor do cabelo, e explica que
cada um é diferente, porém iguais nos direitos e deveres).
3. Pedir que as crianças recortem das
revistas objetos / brinquedos que gostam e depois com a ajuda da professora
elas contam o porque gostam daquele objeto ou brinquedo e o que fazem com eles.
4. A professora numa roda de
conversas pode fazer perguntas para as crianças sobre vários assuntos sobre sua
vida cotidiana e ir anotando no caderno o que cada uma delas respondeu.
5. Criar junto com os alunos um
painel de combinados (isso pode / isso não pode) e conversar com os alunos
sobre boas maneiras. Pedir que eles recortem de revistas o que acham uma boa
atitude e uma má atitude e cole no painel.
6. Pedir para que as crianças com a
ajuda dos pais preencham uma ficha de identificação entregue pela professora,
com nome completo da criança, nome dos pais, endereço e telefone de contato.
Flexibilização:
Se houver
crianças com algum tipo de deficiência na sala de aula, a professora não deve
deixar de incluí-las, adaptando as atividades de maneira que todos participem e
se conheçam e respeitem suas diferenças. Pode-se trabalhar também com músicas,
historinhas e brincadeiras.
Avaliação:
Observar
a participação, a interação e o modo como a criança reage nas atividades
propostas, desenvolvendo um relatório com as anotações importantes.
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