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quarta-feira, 27 de maio de 2015

Projeto: Conhecendo as pessoas e a si próprio

“Como eu vou saber da terra,
se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
sem aprender a gostar?
Quero ver com meus olhos,
quero a vida até o fundo,
Quero ter barro nos pés,
eu quero aprender o mundo!”
Pedro Bandeira
1 BANDEIRA, Pedro. Vai já pra dentro menino! In: BANDEIRA, Pedro. Mais respeito, eu sou criança. São Paulo: Moderna, 2002. pp. 14-15.

Projeto: Conhecendo as pessoas e a si próprio

Objetivos:
·         Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
·         Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
·         Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
·         Incentivar a socialização das crianças.

Público alvo:
Educação Infantil
Materiais:
·         Papéis impressos;
·         Caderno;
·         Lápis de cor;
·         Fotos das crianças sozinhas e com a família;
·         Revistas;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Caixa de sapatos;
·         Papel colorido para encapar as caixas.
Introdução:
A criança constrói sua identidade se relacionando com o meio social em que vive. A escola de Educação Infantil é um mundo totalmente diferente do que a criança vive em casa com a família, é um ambiente que lhe proporciona novas interações.
É na escola que a criança convive com a diversidade, e é nesse momento que o professor faz a mediação mostrando as particularidades e diferenças de cada um.
Quantidade de aulas:
Aproximadamente 5 aulas.
Desenvolvimento:
1.    A professora pede que os alunos façam uma roda e distribui as caixas com suas respectivas fotos dentro para que as crianças abram e vejam sua imagem.
2.    Misturar as fotos das crianças e depois a professora pega uma a uma e peça para que os alunos identifiquem seus colegas e suas características pessoais (se usa óculos, a cor do cabelo, e explica que cada um é diferente, porém iguais nos direitos e deveres).
3.    Pedir que as crianças recortem das revistas objetos / brinquedos que gostam e depois com a ajuda da professora elas contam o porque gostam daquele objeto ou brinquedo e o que fazem com eles.
4.    A professora numa roda de conversas pode fazer perguntas para as crianças sobre vários assuntos sobre sua vida cotidiana e ir anotando no caderno o que cada uma delas respondeu.
5.    Criar junto com os alunos um painel de combinados (isso pode / isso não pode) e conversar com os alunos sobre boas maneiras. Pedir que eles recortem de revistas o que acham uma boa atitude e uma má atitude e cole no painel.
6.    Pedir para que as crianças com a ajuda dos pais preencham uma ficha de identificação entregue pela professora, com nome completo da criança, nome dos pais, endereço e telefone de contato.

Flexibilização:
Se houver crianças com algum tipo de deficiência na sala de aula, a professora não deve deixar de incluí-las, adaptando as atividades de maneira que todos participem e se conheçam e respeitem suas diferenças. Pode-se trabalhar também com músicas, historinhas e brincadeiras.

Avaliação:


Observar a participação, a interação e o modo como a criança reage nas atividades propostas, desenvolvendo um relatório com as anotações importantes.

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