Segundo Viviane Mosé em seu vídeo sobre os Desafios da
Educação, a realidade das escolas nos dias atuais nos mostra o quanto é
necessário fazermos uma reflexão crítica sobre como a escola ensina.
A escola está fragmentada, segmentada, passiva, isolada
da sociedade, conteudista, constituída por relações hierárquicas, na qual
somente os alunos precisam respeitar os professores e não ao contrário. Diante
desta realidade, a escola tem o dever de formar pessoas para enfrentar
problemas do qual ocorre no seu dia a dia, os professores não estão preparando
o ser humano, pois nesse modelo atual, somos seres passivos, que só recebem a
informação, mas que não tem atitude, por isso, é preciso reaprender a ver, a
ouvir e a pensar.
Muito do que a Filósofa Viviane Mosé nos relatou através
de seu vídeo tem relação com o pensamento de Paulo Freire, que compreende a
educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade
nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre
os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação. Freire
entedia que a educação deveria se dar num processo dialógico que possibilitasse
o desenvolvimento da consciência crítica para a formação da personalidade
democrática.
Por isso, para Viviane, a educação “bancária”, onde o
aluno é um ser passivo, estes não se tornariam um ser pensante, diferente da
educação onde o aluno vivencia na prática os problemas da vida real, onde
professores e alunos trocam conhecimentos, este sim se tornaria um cidadão
crítico e transformador de seu mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário